Estamos em meio ao verão mais quente dos últimos anos no Brasil. Tem gente derretendo em escritórios, congestionamentos, calçadas, na sombra e até em frente à ventiladores. O calorão que está fazendo já havia sido previsto pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) no final de 2014. Mas a boa é que dá sim para escapar do calor, e sem sair do país. O mesmo Inmet que previu a onda de calor acaba de divulgar um estudo que aponta as cidades mais frias do país em meio a este verão infernal. E adivinha, claro, Campos do Jordão está na lista.

Praça de Capivari Campos do Jordão - SP Foto por Gil Renno

Praça de Capivari, Campos do Jordão – SP.  Foto por Gil Renno

Calor? Que calor?

Se você está com saudades de dormir de cobertor ou do aconchego de um bom edredom, não vacile. É só fazer as malas e partiu Campos do Jordão. Na pesquisa realizada pelo Inmet Campos do Jordão ocupou o segundo lugar no ranking das cidades mais frias neste início de 2015. Nos primeiros 24 dias do ano, a cidade apareceu 17 vezes na lista com as temperaturas mais baixas do Brasil. Campos deixou para trás cidades como São Joaquim, em Santa Catarina, e só perdeu para o município catarinense de Bom Jardim da Serra, que figurou 18 vezes entre as 10 cidades mais frias.

Campos do Jordão - SP. Foto por Gil Renno.

Campos do Jordão – SP. Foto por Gil Renno.

Ar condicionado natural

Em Campos do Jordão o verão não castiga, o motivo é a natureza privilegiada aliada ao clima ameno e seco, com altos índices de dias claros e uma oscilação de temperatura média entre as estações de apenas 8° graus. Essas condições mais a brisa refrescante da montanha formam um cenário considerado por muitos como o melhor clima do mundo.

Campos do Jordão - SP

Campos do Jordão – SP

Campos do Jordão no Verão

O verão em Campos do Jordão reserva aos turistas as mesmas atrações da alta temporada de inverno, excelentes opções de restaurantes e de ecoturismo e turismo de aventura, só que com a grande vantagem da ausência do trânsito carregado e das filas, bem como preços mais acessíveis e a facilidade para estacionar e encontrar vagas nos hotéis e pousadas da cidade. E se o calor não é massacrante, o frio tão pouco, a temperatura média gira em torno dos 20 graus. Dá para curtir o solzinho da montanha de bermuda, tomar uma cerveja numa boa e ainda contar com a brisa providencial das montanhas mesmo em áreas abertas. É ou não é um paraíso na terra? E o melhor, um paraíso que fica a apenas duas horas e meia da estufa São Paulo e a cinco horas do caldeirão Rio de Janeiro. Viu, o paraíso existe e é mais perto do que você imaginava. Visite Campos do Jordão no verão. Você vai adorar!

***

fontes: EXAME e MEON